terça-feira, 28 de abril de 2020

Pets - 4


Continuei fotografando pets durante um tempo. Fazia uma sessão aqui, outra ali, a maioria com animais de amigos. 
Até que percebi que, apesar de gostar de fotografar os bichos, não era ainda a modalidade de fotografia que eu realmente gostaria de fazer.
A carreira de fotógrafo pet terminou então um pouco depois de começar e eu entrei na estatística de empresas que terminam cedo demais.

Céu Cheio de Estrelas

Mas e aí, o que aprendi com isso ? Que a gente não deve desanimar. 
E eu não desanimei. 
Parei e pensei: Do que eu realmente gosto ? O que me inspira ?
Se tem algo que me deixa sempre de boca aberta é quando olho para aquele céu cheio de estrelas. Para aquele pôr do sol nas montanhas. Para a lua nascendo no horizonte. 

Mudança de Rumo, ou Seria Retomada ?

Voltei então para a fotografia de paisagens e natureza. 
Pensei: Já tem muito fotógrafo de paisagens. Mas, e daí ? Vou tentar fazer algo diferente. 
Mas isso é assunto para as próximas postagens.
E segue o baile.



terça-feira, 21 de abril de 2020

Pets - 3

               

Além de fazer as fotos dos bichos ao ar livre, montei um pequeno estúdio em casa para fotografar os animais.

Os donos traziam seus pets e os colocavam encima de uma mesa de tosa, quando eram pequenos, e no chão mesmo, quando maiores.

Suborno 

Eu costumava deixar os cães soltos, e os recolocava no lugar quando saíam da posição. Era uma luta para conseguir a atenção e a colaboração.

Eu até latia e fazia barulhos esquisitos para que os animais olhassem para a câmera e fizessem aquela cara de interrogação (dê uma olhada na foto da direta para você me entender). Uma raçãozinha servia de suborno para quando eles se comportavam bem.

Já com os gatos era mais complicado. É quase impossível fazê-los sossegar no lugar. Aliás, o único gato que posou para mim no estúdio foi o meu. Ele era muito tranquilo, mas também tinha limites.


O Segredo

O segredo para fotografar pets é aprender a sua linguagem corporal, até para evitar ser mordido, e respeitar o tempo do animal para não estressá-lo. 
Você tem que perceber quando deve parar.

Ah, e gostar de bichos também é fundamental.



sexta-feira, 17 de abril de 2020

Pets - 2


Continuando o último post, resolvi investir na fotografia de pets.

Contatei amigos e parentes e pedi para fotografar seus bichos, para pegar o jeito. Afinal, animais só fazem o que querem e quando querem e a gente tem que aprender a lidar com eles. 

Fiz um bonito portfólio com as melhores fotos, imprimi folders e cartões de visita. Até apareci na televisão. 

Alma de Vendedor

Mas não funcionou. Até fiz algumas fotos, mas acho que faltou alguma coisa.

Faltou a alma de vendedor. Eu digo alma, mas não me entenda mal, qualquer um pode vender coisas, é só aprender. Mas tem pessoas que já possuem uma facilidade nata para isso. E eu chamo isso de alma de vendedor. E eu não tenho. Sou péssimo nisso. 


De qualquer forma, continuei fotografando os bichos, até porque eu me divertia um bocado. Além disso, os animais são lindos, conforme você pode conferir nas fotos acima.



sexta-feira, 10 de abril de 2020

Pets - 1


Quando a gente inicia na fotografia, em geral, começa fotografando duas coisas: pessoas e paisagens. Talvez porque pareça mais fácil (e não é) ou porque é algo que se encontra com mais facilidade. Talvez, não sei.
Eu comecei fotografando paisagens. Fotografava tudo, nuvens no céu, a lua, montanhas, árvores e por aí vai.

Na época, era por puro hobby. 

O Hobby

Mas a fotografia é um passatempo, que quando a gente começa a gostar, começa também a ter que gastar. Não que você precise ter o equipamento mais caro ou mais moderno, mas conforme você vai evoluindo, você vai sentindo a necessidade de adquirir acessórios e equipamentos que possam te proporcionar uma maior qualidade nas suas fotos.

No meu caso, eu comecei com uma câmera Olympus OM-1, totalmente manual. Resisti por um bom tempo, mas chegou o momento que tive que migrar para o mundo digital. Tive que comprar tudo novo, já que tudo o que eu tinha como lentes, filtros, flash, etc, não iria mais servir. A única coisa que consegui manter por um tempo foi o tripé. Mas era muito grande e pesado e acabei tendo que também trocá-lo por um mais leve e fácil de carregar.

Os Pets

Para isso tudo a gente precisa de dinheiro. Foi quando resolvi tentar ganhar algum com minhas fotos, pelo menos para poder ir adquirindo os equipamentos que eu necessitava.

Na época, em 2015, já havia uma quantidade imensa de fotógrafos de paisagens e de retratos. Tentei então me aventurar em outra área que gosto muito, a fotografia de bichos, que no caso, seriam os animais domésticos, ou simplesmente pets. Era algo que ainda estava no início naquela época e eu achei muito tentador.

Mas não consegui chegar aonde queria.
Vou contar porque na próxima postagem.



quarta-feira, 1 de abril de 2020

Três Picos

Vista gloriosa dos Três Picos e Capacete, iluminados pelo sol, à esquerda
Essa foto foi feita no Parque Estadual dos Três Picos, em junho de 2019. 

O Parque Estadual dos Três Picos fica na região Serrana do estado do Rio de Janeiro, entre os municípios de Nova Friburgo e Teresópolis, entre outros. O mais alto do Três Picos, chamado de Pico Maior, é o ponto culminante da Serra do Mar, com 2.361 m.

Clima de  Montanha


Estávamos no final de tarde, no pico Cabeça do Dragão (2.082 m), esperando o pôr do sol, acompanhado de outros colegas fotógrafos. Quem liderava a expedição era o fotógrafo e montanhista Waldyr Neto.

Neste dia, mais cedo, quando estávamos quase chegando no pico, após uma subida cansativa, fomos recepcionados por um denso nevoeiro. Achamos que não ia ser possível subir, já que seria um pouco arriscado. Mas um pouco antes do sol se por, a névoa sumiu, como que por encanto, revelando um final de tarde grandioso.

O formato panorâmico deu uma ajuda para mostrar um pouco mais do visual que nós presenciamos, mas que não chega nem perto do real.

Você poderá outras fotos de montanhas no site, clicando aqui.



Tom



Essa primeira postagem do blog tem um valor sentimental para mim. É uma foto do meu gato Tom, que morreu em 2018 devido à um câncer no focinho.

Companheiro, ele poderia ficar a noite toda no meu colo, assistindo aos programas na televisão comigo.


Modelo Fotográfico

Ele também foi primeiro modelo, quando comecei a me arriscar na fotografia registrando imagens de animais de estimação.

Fiz centenas de fotos do Tom, em várias posições e lugares. 

Ele particularmente adorava pegar um solzinho de final de tarde e eu fiz essa foto em um momento desse, fazendo o que mais gostava enquanto curtia um soninho.


Sobre Mim

Na seção "Sobre Mim"do meu site, você poderá mais ver mais uma foto dele, posando comigo. É só clicar aqui.

Você também poderá ver outras fotos na Galeria do site, na sessão Animais. É só clicar aqui.