Antes foi a Lua. Agora, a Via Láctea. E sobre a Serra dos Órgãos, em Teresópolis, RJ.
Eu acho que não tem como explicar o prazer que dá em se conseguir uma foto destas. Principalmente se a foto for feita na cidade, com todas as suas luzes atrapalhando a visão das estrelas, e ainda por cima da varanda de casa !
Fotografando Estrelas
Explico. Para fotografar estrelas, o ideal é ir para algum lugar bem escuro, longe das luzes das cidades. E mesmo assim, não é fácil obter este tipo de foto.
A astrofotografia, como é conhecida, é muito técnica. Envolve câmera e lentes adequadas, um bom tripé para que o equipamento possa ficar absolutamente imóvel, disparadores e outros apetrechos.
Ah, e muita, muita paciência. Primeiro para esperar o momento certo para que a Via Láctea fique no local desejado, já que as estrelas se movem no céu (na verdade, é o movimento de rotação da Terra que faz isso).
Depois você ainda tem a espera para que a câmera faça o registro da cena, na medida certa para capturar a luz necessária para que se possa ver as estrelas na forma de pontinhos, porque se passar do ponto, você começa a capturar o rastro do movimento delas no céu. O que também é legal se for esse seu objetivo.
Sense of Wonder
Sensação de maravilhamento. Essa é a exata sensação que você tem ao observar o céu noturno. Mas quando eu digo observar, é no sentido de se contemplar, apreciar. Acho que é algo que falta hoje em dia.
Tente viajar para algum local, longe da luz das cidades. No inverno é melhor, porque o tempo frio deixa as noites mais limpas. Vá com alguém. Leve cadeiras, agasalhos e algo para comer. Sem pressa. Aproveite.
Você não vai se arrepender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário